Se tem um som que é característico da espécie felina é o ronronar. Que tutor não adora ouvir esse barulhinho feito pelo seu peludinho? Apesar de ser algo muito comum, ele ainda é um mistério antigo. Afinal, porque os gatos ronronam e o que eles estão tentando nos dizer? Os cientistas ainda não desvendaram completamente essa prática comum dos gatos, mas já há alguns fatores científicos interessantes que podem nos ajudar a saber mais sobre o ronronar.
Gatos domésticos, guepardos, pumas, jaguatiricas e linces também ronronam. Já os leões, tigres e leopardos não. A partir daí, acredita-se que a capacidade de ronronar possa estar relacionada à estrutura da laringe ou da caixa vocal desses animais. Gatos que conseguem emitir esse tipo de som têm ossos flexíveis que sustentam sua caixa vocal, além de uma laringe mais curta do que aqueles que não conseguem.
O que os ronrons do meu gato significam?
Em geral, os gatos ronronam para comunicar sua presença e/ou estado emocional a outro gato ou pessoa. A mãe gata ronrona para dizer os seus filhotes “Estou aqui”. Para os gatinhos, o significado do ronronar muda à medida que eles envelhecem. Portanto, o ronronar de gatos adultos mostra como eles estão se sentindo.
Eles podem ronronar quando estão contentes, quando estão sozinhos ou quando estão com alguém. Ele pode ser agradável ou melodioso, mas muitas vezes, os gatos adultos também mostram sinais de felicidade, agindo dessa maneira quando estiverem com uma pessoa ou animal favorito. Se os gatinhos estiverem ansiosos ou tentando apaziguar um gato dominante, eles podem ronronar em um tom mais alto com uma postura corporal rígida.
Como o ronronar é produzido
Em geral, as emoções dos gatos estimulam uma área na base do cérebro chamada infundíbulo, denominada “centro de ronronar”. As vibrações começam e os nervos enviam essa vibração para a laringe, a abertura para a traqueia onde estão as cordas vocais e o diafragma. Isso causa uma mudança na tensão nas caixas de voz dos gatos, a glote, em um padrão ou sequência repetível. Daí, quando o gato inspira e expira, o ar entra e sai pela caixa de voz e cria o som de ronronar.
Curiosidades
– O ronronar dos gatos produz um som a cada 30 ou 40 milissegundos e dura de 10 a 15 milissegundos. Assim, eles podem produzir cerca de 250 sons por segundo;
– Os ronrons mudam de volume, duração e frequência de acordo com o estado mental do peludinho. Os seres humanos podem ou não ouvir todos os sons que os gatos emitem porque nossa audição não é tão sensível ou aguda, mas os outros gatos ouvem;
– Gatos doentes ou feridos podem ronronar em diferentes frequências para não chamar a atenção.
No vídeo abaixo, eu falo mais sobre esse som característico dos peludinhos que, embora seja gostoso ouvir, nem sempre representa algo bom. Portanto, é bom ficar atento e prestar atenção no seu gatinho, assim você vai conseguir diferenciar as diversas tonalidades e intensidades dos ronrons para entender se o seu pet está só chamando a atenção ou se ele realmente está sentindo alguma coisa.