Faz parte do comportamento felino arranhar objetos e móveis. É normal, natural e necessário para o animal. Ele não vai arranhar suas coisas porque quer, mas porque isso é uma forma de comunicação que pode, inclusive, estar associada a momentos de estresse e ansiedade.
Normalmente, os gatinhos arranham para:
– Renovação da unha: conforme a unha vai crescendo, o gato arranha os objetos e móveis para descartar o pedaço velho e dar lugar ao novo.
– Marcação de território: o gato tem o costume de, também, marcar seu território visualmente para outros gatos e animais.
– Alongar-se: pode perceber que todas as vezes que seu gatinho começa a arranhar, ele está se alongando.
Se você perceber que a marcação de território do seu felino aumentou, procure um médico veterinário de sua confiança, pois esse tipo de sinal pode estar ligado ao estresse ou ansiedade, fazendo com que seu gato esteja infeliz com alguma coisa, como não encontrar um lugar seguro para dormir, por exemplo.
Para evitar que eles estraguem os objetos ou móveis, uma solução é espalhar pela casa alguns arranhadores e de diferentes tamanhos e modelos. Cada gatinho vai preferir o produto em um estilo. É importante ir testando o uso e sentindo de que forma ele melhor os utiliza. Alguns felinos vão preferir os arranhadores na posição horizontal, enquanto outros, na vertical.