Se o seu gato tem marcado território “borrifando” urina pela casa, então esse texto é para você!
Primeiro, vamos começar esclarecendo que esse ato faz parte do comportamento natural dos gatos e é muito comum, porém, ele só acontece em animais não castrados. Se o seu felino é castrado e mesmo assim ele se comporta de tal maneira, procure um médico veterinário de confiança, pois, muito provavelmente, o seu peludinho pode estar sofrendo de ansiedade, estresse ou algum tipo de medo. E lembre-se: nesses casos, a punição não é a melhor saída. Pelo contrário, pode agravar, ainda mais, o quadro clínico do gatinho.
Agora, se o seu amigo não é castrado, vamos entender, então, porque ele vive se comportando assim?
Geralmente, os gatos usam a demarcação de território por urina como um meio de comunicação, quase sempre para manter outros gatos à distância. Ao cheirar urina, eles conseguem identificar, por exemplo, se ela é de um animal masculino ou feminino; se ele é amigo ou inimigo; se está calmo ou com medo.
O território de um gato é basicamente a área que eles estão preparados para defender. Se outro felino entrar ou compartilhar desse território, ele saberá quem é o animal e quando ele ou ela estava lá.
Seu gato também pode demarcar o território quando há uma ameaça percebida por ele dentro de sua casa, como novos animais de estimação ou pessoas estranhas e turbulentas, que os faz sentir-se inseguro.
Às vezes, o felino não está nem demarcando o território por urina ao se aliviar fora da caixa da areia. Você já parou para pensar que talvez o ambiente ou a própria caixa de areia podem estar o levando a tal comportamento? É preciso estar de olho em tudo o que ele faz para identificar eventuais problemas.
Como evitar a demarcação de território por urina
A primeira coisa a se fazer, é certificar-se de que todas as necessidades do seu gato estão sendo atendidas: ambiente; interação social; segurança e brincadeiras.
A castração também é uma ótima dica, pois elimina, fisiologicamente, qualquer comportamento de marcação de território por urina.
Reduza a possibilidade de outros gatos ou animais invadam o território do seu peludinho.
Limpe todas as áreas “borrifadas” com urina. Isso diminuirá o odor e o seu animal perderá os principais focos de demarcação.
Visitar o médico veterinário, regularmente, também é importante para cuidar da saúde física e psicológica do seu peludinho!