Escuto muitos tutores afirmarem que seus gatos velhinhos não estão mais usando corretamente a caixa de areia porque estão preguiçosos ou fazendo manha. Mas você já parou para pensar que pode ser por conta da idade e, consequentemente, pela restrição nos movimentos? Às vezes eles simplesmente não conseguem mais utilizá-la! Como já abordei em outras ocasiões, as doenças articulares são muito comuns em felinos com idade avançada, portanto, os donos devem, sim, ficar atentos com relação ao não uso das caixas de areia; e, principalmente, tentar identificar o motivo. Gatos idosos têm necessidades especiais: eles precisam de comida especial, mais atenção veterinária e, também, precisam de você para ajustar a caixa de areia a fim de torná-la mais confortável e acessível.
Existem algumas razões para que seu peludinho de mais idade tenha dificuldades em usar a caixa de areia. Seu gato pode não mostrar, mas ele pode ter artrite. Os gatos são presas e predadores, na natureza, os predadores vão atrás de animais de aparência fraca, por isso os gatos não mostram sua dor, mesmo na segurança de suas casas.
Um estudo recente feito no Japão descobriu que mais de 90% dos gatos com mais de 11 anos têm sinais de artrite aparecendo em raios-x. Muitos deles não apresentavam sinais externos de dor, mas as radiografias revelaram que, de fato, sofriam da doença. Por isso, tenham muita atenção com relação a qualquer mudança de comportamento, pois certamente não será frescura do seu bichano.
Converse com seu veterinário de confiança sobre a realização de um raio-x em seu gato, caso você identifique alguns destes sinais:
– Postura curvada ou anormal;
– Mancando ou andando com uma marcha incomum;
– Diminuição do nível de atividade;
– Irritabilidade;
– Lambendo, mordendo ou mastigando;
– Recusando-se a saltar para cima ou para baixo de alturas que anteriormente eram boas.
Voltando ao uso das caixas de areia, se você tiver uma muito alta ou se ela estiver em um lugar que seja difícil para o gato alcançar, ele pode parar de usá-la simplesmente porque é doloroso para ele. Por este motivo, as melhores caixas de areia para gatos idosos são aquelas que são as mais baixas, fáceis de entrar e sair. Outra alternativa é você abrir uma fenda maior, mesmo em uma caixa de areia mais alta, para que o gatinho posso acessar com mais facilidade. Assim, ele continua usando sem espalhar muita areia pela casa!
No vídeo abaixo, eu mostro estes dois tipos de caixas de areia. Mas o mais importante é você continuar prestando atenção no comportamento do seu bichinho, pois ele pode estar sentindo dores, precisando de tratamento e cuidados!
Aproveite para seguir nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – e ficar por dentro do universo misteriosos dos gatinhos.