Não poderia deixar de falar sobre uma dúvida que ronda a cabeça dos tutores em nossa série sobre cuidados especiais com gatinhos idosos. Afinal, a partir de qual idade o gato já é considerado idoso?
Antes de tudo, primeiro é preciso saber que cada ano felino corresponde a quatro anos de um ser humano. Portanto, um gatinho de 11 anos terá 60, tornando-o um animal velhinho. Chegando à terceira idade, o felino vai precisar de ainda mais cuidados, devendo ir ao médico veterinário, preferencialmente, especialista, pelo menos, três vezes durante o ano; pois conforme o animal envelhece, as mudanças físicas são visíveis. E elas devem sim ser discutidas com seu veterinário de confiança, pois o envelhecimento é normal, mas o menor sinal de surgimento de qualquer doença deve ser tratado com atenção. Com check-ups regulares, as doenças da velhice podem ser diagnosticadas precocemente e as condições de saúde relacionadas à idade podem ser atrasadas ou gerenciadas com exames periódicos.
Vou relacionar, abaixo, algumas mudanças comuns que podem surgir no comportamento do seu gatinho idoso:
– Alteração no sono
– Mudanças na visão
– Aparecimento de manchas marrons na íris
– Diminuição do olfato
– Unhas quebradiças ou frágeis
– Diminuição da reserva pulmonar
– Problemas cardíacos ou circulatórios
– Diminuição da digestão e capacidade de absorver nutrientes
– Estresse
– Mudanças no comportamento no geral
Além disto, de 92% a 96% de gatinhos com mais de 11 anos estão sujeitos a desenvolver a doença articular degenerativa, ou seja, artrose. Mas o gato não vai mostrar isto, portanto, a atenção deve, sim, ser redobrada nesta fase da vida felina.
Todos nós queremos envelhecer com saúde e dignidade, acabamos querendo o mesmo para nossos animais de estimação. Felizmente, o conhecimento especializado sobre a saúde dos gatos e os avanços na medicina veterinária ajuda a prolongar e a melhorar a qualidade de vida dos peludinhos. Você, como cuidador do seu gato, deve saber que há muito que pode ser feito para garantir que seu bichano tenha uma vida feliz e cheia de saúde!
Assista ao vídeo que fiz contando outros detalhes sobre isto e o que você pode fazer para proporcionar ao seu animalzinho um estilo de vida mais longo e feliz. Aproveite para seguir nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mundo felino!