Se esse período de isolamento social está bem difícil para os humanos, imagina para os gatos? Se os tutores estão acostumados a passar o dia todo fora, trabalhando, a casa acaba sendo deles, e ter companhia pode não ser muito agradável para os felinos que já estão acostumados a passar a maior parte do dia sozinhos.
Portanto, é natural que alguns comportamentos mudem e é preciso ter paciência para saber lidar com essas mudanças, senão vai todo mundo ficar louco mesmo, rs. Mudar a rotina do peludo pode ser tão estressante para ele quando para você.
Lembrando que a grande diferença entre o estresse nos gatos e o estresse nas pessoas é o quão bem os gatinhos podem esconder seus sentimentos. É por isso que é importante observar as pistas comportamentais de que seu felino está realmente estressado. Alguns desses estresses de curto prazo é inevitável, mas o de longo prazo pode afetar o bem-estar físico e mental do seu bichinho, levando ao comprometimento do sistema imunológico, doenças e problemas comportamentais.
Vamos entender por quê?
Higiene em excesso
Os gatos passam cerca de 30% de suas vidas se lambendo, então pode ser difícil identificar o excesso de limpeza; mas você conhece muito bem o seu animal e perceberá quando ele estiver se limpando demais. Você também pode notar que o seu felino está arrancando os pelos provocando falhas pelo corpo.
Se você perceber que esses sinais estão exagerados, procure o seu veterinário especialista em felinos de confiança.
Mudança de comportamento
Se você começar a perceber que o seu gatinho amigável está agressivo com outros animais e pessoas, pode ser um sinal de estresse também, ou, então, que ele está doente e com dores, por isso, consulte seu veterinário especialista em felinos.
Falta de apetite
Os gatos são conhecidos por serem comedores exigentes, mas comem seus alimentos sozinhos e saboreando cada pedacinho. Portanto, um peludinho que para de comer pode estar estressado ou doente e se isso acontecer com você, você também deverá procurar seu veterinário especialista em felinos de confiança.
No vídeo abaixo, eu dou outras dicas de como você pode identificar que seu gatinho está passando por dificuldades nesse isolamento social. É muito importante cuidar da saúde dele nesse período, pois o estresse frequente pode ocasionar problemas crônicos que ele levará por toda a vida.