Se você já não aguenta mais ficar em casa e está morrendo de tédio, imagina seu gato? Pois é, não tá fácil para ninguém, mas eu vim trazer algumas dicas de como melhorar o estresse dos gatinhos durante o isolamento social. Tenho certeza que você também vai se divertir muito vendo seu felino fazer peraltices pela casa.
A primeira dica que compartilho é, sem dúvida, brincar mais com o seu gato. Você não precisa passar o dia inteiro atrás dele, porque ele também não vai gostar, mas destinar 15 minutinhos do seu dia para brincar com ele já fará toda a diferença e, com certeza, o deixará mais tranquilo. Você pode fazer bolinhas de papel ou utilizar aquelas de ping-pong que pulam bem alto e jogar pela casa. Com certeza seu gato vai adorar e você e sua família vão morrer de rir de vê-lo tentando agarrar essa bolinha. Outro brinquedinho que eles adoram é a varinha com barulho. Agite-a e veja ele correr atrás dela como se não houvesse amanhã.
Uma outra forma de contribuir para melhorar o dia a dia da casa é enriquecer o ambiente com caixas de sapato, nichos ou arranhadores. O seu peludinho precisa gastar a energia acumulada e nada melhor do que espalhar pela casa opções diferentes onde ele possa brincar ou se esconder.
Se você tiver uma janela telada – aliás, se você não tem esse tipo de proteção, não deveria ter gatos –, coloque um banco próximo a ela, pois eles amam ficar horas apreciando a vista; se tornando um outro tipo de espaço onde ele pode ficar e explorar. Se o seu felino puder utilizar estantes e móveis mais altos, então, melhor ainda, pois eles adoram ter uma visão periférica do lugar onde vivem, além de ser um local seguro e protegido para ele.
Você pode improvisar esses locais também. Use a sua imaginação!
Na hora da alimentação, que tal estimular o instinto caçador deles? Ao invés de disponibilizar aquela grande quantidade em um potinho e cumprir com a sua responsabilidade do dia, coloque a ração em uma caixa de papelão de pizza e faça furinhos na parte de cima para que o gato tente pescar os grãos aos poucos. Isso com certeza o manterá ocupado por muito tempo, além de ser muito legal ver a inteligência da espécie.
Você pode acompanhar outras dicas, clicando no vídeo abaixo, no qual eu falo mais sobre o assunto e como podemos tornar esse momento desafiador, para humanos e pets, agradável e prazeroso.