Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, esse assunto tornou-se muito importante e até mesmo fundamental nesse momento.
Muito tem se falado da questão do Covid-19 e os animais, em especial, os felinos. Muitos tutores estão com dúvidas e desesperados pensando que os gatos ou os cães podem transmitir a doença. Pessoal, não há, até o momento, nenhum estudo que comprove 100% essa informação, portanto, qualquer coisa que você ler relacionado a questão de os animais serem agentes de transmissão do novo Coronavírus, é equivocada.
O que ocorre é que se uma pessoa testou positivo para a Covid-19 e possui gatos ou cães, muito provavelmente irão encontrar a presença do vírus nesses animais, assim como em todo e qualquer objeto onde esse paciente tenha encostado a mão ou tossido ou espirrado perto. Portanto, os pets não contraíram o vírus, apenas os possui em meio aos pelos. Isso também não quer dizer que eles ficarão doentes, até porque o tipo de Coronavírus que atinge os animais é outro e totalmente diferente daquele encontrado em seres humanos.
No vídeo abaixo, eu falo mais detalhadamente sobre esse tema que volto a dizer, é muito importante e deve ser compartilhado para o maior números de pessoas possível, pois já vemos gatos e cachorros serem abandonados por seus donos que temem contrair o novo Coronavírus através dos animais. Não vamos deixar quem não pode se defender sofrer com a irresponsabilidade de quem divulga informações erradas e sensacionalistas em um momento tão delicado como este.
Você pode saber mais sobre o assunto e até mesmo acompanhar as atualizações diárias de pesquisas científicas comprometidas com a causa pelos links abaixo, pois são de autoridades mundiais de saúde especialistas e totalmente confiáveis:
–https://www.avma.org/resources-tools/animal-health-and-welfare/covid-19
–https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/faq.html#covid19-animals
Lembrando que eu estou à disposição para esclarecer qualquer tipo de dúvida relacionada ao Covid-19 e os animais. Vamos fazer a nossa parte e cuidar bem dos nossos bichinhos, pois eles não têm culpa de nada!