Continuando com a nossa série sobre como manter seu gato seguro em casa, vou abordar algo que pode acontecer com qualquer tutor: a ingestão de algum objeto estranho pelo gato. Tudo bem que não é muito comum que casos como esses aconteçam, mas é importante sempre estar atento a tudo! Como bem sabemos, cada felino possui sua personalidade. Uns podem ser supercuriosos e mordiscarem tudo o que veem pela frente. Outros podem se confundir e acharem que o objeto estranho é, na verdade, algo gostoso de comer.
Objetos como cotonete, elástico de cabelo, fio dental e, até mesmo, o cabelo que vai juntando no ralo do banheiro podem ser itens potencialmente perigosos para os peludinhos. Normalmente, esses objetos têm o nosso cheiro ou o gato acaba fazendo alguma outra associação que o deixe interessado pelos itens.
Ao engolir qualquer corpo estranho, o organismo do gato não vai digerir com facilidade, o que pode causar quadros de obstrução, levando a uma cirurgia de emergência. Portanto, se você desconfiar que o seu gatinho possa ter ingerido qualquer produto diferente ao notar alterações em seu comportamento, como vômitos, diarreias ou falta de apetite, procure seu veterinário de confiança para que ele possa iniciar rapidamente o tratamento adequado.
No vídeo abaixo, eu explico um pouco mais sobre os perigos da ingestão de corpo estranho. Aproveite para acompanhar nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para ter acesso a conteúdos exclusivos toda semana! Lembrando que a nossa série ainda não terminou e, na semana que vem, falarei sobre os inseticidas. Afinal, neste calor, o uso do produto acaba sendo diário e, muitas vezes, prejudica os animais!