Finalizando a nossa série sobre como manter o gato seguro dentro de casa, não poderia deixar de falar sobre os peludinhos que não possuem um lar. Estes, infelizmente, não têm ninguém com quem contar para se protegerem, portanto, a responsabilidade pela vida e saúde destes animais é de todos nós!
Um perigo muito corriqueiro no qual eles estão sujeitos é com a latinha de ração úmida que não é devidamente descartada no lixo. Estes peludinhos geralmente buscam comida nas latas ou sacos de lixo e, como a ração úmida possui um cheiro muito forte e característico, eles são facilmente atraídos por ele. O ideal é que ao eliminar as latas, elas sejam fechadas e amassadas para que os gatinhos não se cortem.
Outro cuidado importante é: se você mora em uma área onde há uma grande circulação de animais de rua, disponibilize ração e água para que eles se alimentem. Geralmente, estes gatinhos não encontram alimento com facilidade e por vezes passam dias sem comer.
Se puder oferecer um lar temporário e responsável até que representantes de ONG’s ou protetores independentes resgatem o gato, faça. Os bichinhos de rua são inseguros e incapazes de se defender, portanto, dar esperança a eles já é um bom começo.
E, claro, se você presenciar qualquer tipo de maus tratos, inclusive o abandono, denuncie. Dependendo da cidade onde você vive, existem delegacias que atendem exclusivamente assuntos que envolvam animais, sejam eles domésticos ou não. Casos de envenenamento, falta de higiene, mutilação (isso inclui o corte estético de orelhas e rabos de cães, algo proibido no Brasil), manter um animal (ou vários) em um espaço inadequado, animais usados para “entretenimento” (rinhas de aves, rinhas de cães, touradas e etc), tração de objetos ou pessoas, entre outros podem ser notificados em qualquer delegacia por meio de um Boletim de Ocorrência.
Se cada um de nós fizer a nossa parte, certamente o mundo será um lugar muito melhor para os animais, até mesmo aqueles que não possuem um lar de amor e carinho.
Assista, abaixo, ao último vídeo da nossa série sobre como manter o gato seguro. Curta nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para relembrar os temas abordados nesta série, e todos os outros que já falei por aqui. E fique ligado, porque novas séries estão por vir!