Seguindo com a nossa série sobre como manter o gato seguro, chegou a hora de falarmos do polêmico uso das coleirinhas. Não que seu uso seja ruim, mas é necessário ter muita atenção ao colocar esses itens nos felinos, pois eles podem se enroscar nelas e se machucarem gravemente. Infelizmente, é muito comum a ocorrência de problemas e por diversos motivos… Vamos conhecer algum deles?
Coleira mal ajustada
Uma coleira colocada de maneira muito solta pode permitir que o gato enrosque uma das patinhas ou até mesmo a boca. Já uma muito apertada, pode provocar ferimentos ao redor do pescoço. Portanto, os tutores devem estar cientes de como colocar as coleiras corretamente. Geralmente, o ideal é que fique um espaço de dois dedos entre o corpo do animal e a coleira. (No vídeo abaixo, eu mostro como deve ser essa folga).
Coleira com ajuste elástico
Coleira que possui aquele comprimento ajustável de elástico (permitindo sua expansão) também pode causar ferimentos graves. Embora, há muitos anos atrás, este tipo de ajuste fora pensado para ser um recurso de segurança que permitiria ao gato se contorcer para fora do colar caso ele ficasse preso nela. Os gatinhos são espertos e verdadeiros contorcionistas, visto os inúmeros vídeos e fotos que vemos pela internet de peludinhos em locais totalmente inusitados, havendo muitos casos deles ficarem presos pelo pescoço e pelas pernas, ocasionando ferimentos graves. Por isso, como nunca sabemos como o gato vai reagir a determinadas situações, eu aconselho que você não use qualquer tipo de coleira com extensão elástica em seu pet.
Coleira de má qualidade
Coleira de má qualidade e com tecidos impróprios também podem causar ferimentos no gatinho; assim como aquele tipo que sempre descostura, pois é perigoso, já que o bichano pode puxar o fio e se engasgar. Lembrando que prezamos pela vida do nosso peludinho, por isso, todo cuidado é pouco!
Ainda com todos esses fatos, é possível que seu gato faça o uso saudável das coleiras. Basta seguir alguns passos, como a escolha da coleira certa!
A coleira certa
Se você decidiu que quer ou precisa que o seu gato use uma coleira, certifique-se de escolher um produto com um mecanismo de encaixe, como uma fivela de plástico, que abra facilmente e libere o gatinho, caso ele fique preso. Geralmente, essas são mais frágeis, mas certamente livrarão o seu peludinho de complicações maiores. Por isso, escolha uma que não exija força excessiva para abrir.
Uma dica que dou é que uso da coleira, preferencialmente, deve ser feita desde os primeiros meses de vida. É muito mais fácil para um gatinho bebê aceitar o seu uso, do que um gato adulto. Lembre-se que cada animal possui sua personalidade, seus gostos e preferências, e respeitá-las é fundamental para que ele viva saudável e feliz!
Abaixo, segue um vídeo que fiz para mostrar como o uso da coleira pode machucar e o jeito certo de usá-la em seus peludinhos. Não se esqueça de curtir e acompanhar nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para continuar por dentro do mundo dos felinos!