Encerrando nossa série especial sobre como ter uma casa amiga dos gatos, o último assunto que vou abordar é polêmico, mas necessário: o uso de telas nas janelas.
Os gatos são animais bem curiosos e, sendo caçadores, ficam a espreita de qualquer coisa que possa se tornar uma presa. Um gatinho mais distraído pode tentar capturar um passarinho que esteja voando perto de uma janela sem proteção, se desequilibrar e cair. Isso é muito comum de acontecer e, em medicina felina, existe até um nome para o caso: síndrome do gato paraquedista.
Mas, vendo a enorme necessidade de proteger os gatinhos, porque o tema acaba se tornando polêmico? Porque, aqui, em nosso País, ainda existe a crença de que o gato é um animal livre. Sendo ainda um animal livre e semi-domesticado, é territorialista, o que o faz demarcar seu território e ampliar a sua área de dominância. Além disso, eles são ágeis e conseguem vaguear tanto pelo chão, quanto pelos telhados, desde em cima de árvores, até dentro de bueiros. Não há limite para o gato.
As telas são importantes também para as casas?
Infelizmente, os gatos ainda são alvo de muitas crenças e superstições, o que os fazem ser constantemente vítimas de maus-tratos. Por isso, mesmo quem mora em casa, deve telar as janelas e não permitir que os gatinhos tenham acesso à rua. Além disso, eles podem ser vítimas de envenenamentos, atropelamentos, ataques de cães e até mesmo se envolverem em brigas com outros gatos, contraindo doenças, muitas vezes, graves e sem tratamento ou cura, como a AIDS felina, por exemplo.
Mas, uma vez que estamos em processo de domesticação desses animais, primeiramente somos responsáveis pelo seu bem-estar físico e mental. Um gato doméstico idealmente deve ser castrado para diminuir esse instinto de ampliar território. Isso o torna um animal mais calmo. Lembre-se que o quanto antes o gato se acostumar com as telas é melhor. O ideal é que o felino nunca conheça a rua para não estimular a sua curiosidade.
Existem maneira e material certos para a aplicação dessas telas?
Normalmente, utilizamos as mesmas telas para crianças. Somente deve-se ter um cuidado especial com o espaçamento dos ganchos para que o gato não escape entre eles. Mas existem alternativas muito mais baratas para quem quer ter seu gatinho seguro dentro de casa, mas não pode investir nesses materiais. Uma delas são as telas de metal utilizadas em galinheiros. Existem malhas de diversos tamanhos e são bem fáceis de instalar porque é só cortar no tamanho desejado e fixar com os ganchos. Já as telas de nylon exigem um trabalho maior porque precisam ser bem esticadas. Aliás, qualquer grade que seja fácil de cortar com alicate comum pode ser usada como tela. Basta ter criatividade e fixá-las bem!
Os gatos podem se sentir presos com as telas?
Se proporcionarmos o que chamamos de enriquecimento ambiental e fazermos de nossas casas lugares tão interessantes quanto a rua, certamente teremos gatos felizes dentro de casa. Basta conhecermos suas necessidades e supri-las. Isso envolve brincadeiras, tempo de descanso e, até mesmo, atividades de caça com brinquedos onde escondemos petiscos, por exemplo.
No vídeo abaixo, eu falo mais um pouquinho sobre essa polêmica! Aproveito para convidar todos a relembrarem os outros assuntos abordados nesta série, aqui, em nosso blog. Os mesmos conteúdos também estão disponíveis em nossa página no Facebook, em nosso perfil no Instagram e em nosso canal no Youtube.
Continuem acompanhando nossos posts, porque, semana que vem, tem mais surpresas sobre o mundo misterioso dos felinos!