Continuando nossa série sobre como ter uma casa amiga dos gatos, é importante, também, falar sobre os espaços de descanso para os gatos.
Sempre presenciamos a cena de um gatinho relaxando em lugares altos, não é mesmo? Não é a toa essa preferência. No alto, eles se sentem mais seguros. O gato, sendo um animal solitário, tem a necessidade de sentir-se seguro em seu ambiente. Disponibilizar áreas de segurança aos gatos, de preferência em locais altos, aumentam essa sensação, pois além de se esconderem e estarem em uma área de mais difícil acesso, eles têm uma ampla visão do ambiente.
Mas como providenciar esses espaços pela casa?
Colocar uma prateleira de MDF ou PVC, dessas que compramos prontas em casas de materiais de construção, fixada em mão francesa nos cômodos aonde o gato gosta de dormir, é a melhor opção. Além de aumentar o ambiente aonde ele vive, serve de áreas de descanso e mesmo de segurança para o felino. Se o gatinho é mais tímido ou assustado, isso o ajuda a fazê-lo sentir-se mais confortável também.
Por que é importante respeitar as preferências felinas?
Se o gato não se sentir seguro em um ambiente, não adianta querermos forçá-lo a ficar nele, porque ele não vai ficar. Devemos observar quais os locais aonde ele dorme a maior parte do tempo e, nesse local, disponibilizar as prateleiras, caminhas, tocas e/ou arranhadores. Além disso, o felino, em determinado período do dia, pode preferir ficar em uma área comum da casa e durante a noite, por exemplo, ficar no quarto junto ao tutor. Portanto, respeitar os gostos de cada animalzinho vai garantir que ele seja sempre feliz.
Criar o hábito de dormir com os gatos pode ser prejudicial para eles ou para nós?
Se o gato estiver em boas condições de saúde, ou seja, com os vermífugos, antipulgas e vacinação em dia não há problema nenhum. Nós até gostamos da companhia deles. Mas tudo depende do número de gatos, do tamanho da nossa cama e das preferências de cada um.
Gatinhos são folgados e muitas vezes eles se espalham pela cama e nos deixam apenas em um pedacinho dela. Aí acabamos dormindo de mau jeito, encolhidos, para não incomodar a “realeza” que decidiu se juntar a nós.
Caso o tutor venha a apresentar dores no corpo por dormir de mal jeito ou mesmo cansaço, o aconselhado é que deixe o gatinho para fora do quarto ou providencie dentro do quarto outro local para ele dormir. Pode parecer absurdo, mas, sim, nós nos encolhemos na cama para não incomodar o sono do gato!
Dê o play no vídeo abaixo, onde eu conto mais um pouquinho sobre onde os gatos domem. Seguindo essas diquinhas, não há como ter gatinhos infelizes dentro de casa! E para ficar por dentro do universo felino, curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e acesse nosso canal no Youtube para acompanhar vídeos semanais.