Depois de ter falado sobre os vários tipos de comedouros, chegou a hora de abordar sobre os bebedouros. É muito importante estimular a ingestão de água dos gatinhos, para isso, contamos com alguns tipos de bebedouros que acabam incentivando esse costume no animal.
Mas o tipo do produto vai depender muito do gato. Alguns preferem aqueles com água corrente ou em movimento e outros já preferem com a água parada. O bebedouro também pode ser de diversos tamanhos. Alguns gatos não vão gostar de encostar os bigodes na borda da vasilha e, nesse caso, faz-se o uso de bebedouros grandes, como os usados para cães. Portanto, é necessário que você preste atenção no seu gatinho e no seu comportamento diante do bebedouro que irá disponibilizar para ele, pois pode ser que seja necessária a troca.
Uma dúvida que muitos tutores têm é com relação à quantidade de bebedouros que é necessário oferecerem aos gatos. Mas é importante salientar que não existe um número ideal, mas o indicado é espalhar diversos potes de água pela casa. Se o gato fica em vários cômodos ao longo do dia, é recomendado que em cada um desses cômodos tenha uma vasilha de água. O que poucos tutores sabem, é que as vasilhas de água devem ficar longe das vasilhas de comida, sempre. Os gatos dificilmente tomam água logo após as refeições ou mesmo antes delas. Isso é reflexo do comportamento ainda selvagem do felino que teve sua origem no deserto.
Como estimular a ingestão de água
Gatinhos curiosos podem se interessar mais pela água quando colocamos, por exemplo, uma pedrinha de gelo dentro da vasilha. Eles podem brincar e, automaticamente, ao molhar a patinha e depois lamber, eles já estarão ingerindo o líquido. Colocar potes espalhados pela casa também facilita o acesso e a maior ingestão de água pelos felinos.
Os benefícios da água para os gatos
Os gatos supriam suas necessidades hídricas através da água presente na carne das suas presas. Quando os domesticamos, tiramos essa fonte de alimentação e passamos a alimentá-los com rações secas que contém pouca água. Isso fez com que os gatos concentrassem ainda mais a urina predispondo-os a formação de cristais e cálculos urinários. Portanto, quanto mais água o gato ingerir, maior será a diluição da urina e menor o risco de desenvolver problemas urinários.

Foto: Julio Salvo
Limpeza dos bebedouros
A limpeza dos bebedouros deve ser feita diariamente! Uma vez que o gato já não ingere muita água, o ideal é que ela não tenha gosto nenhum, mesmo da saliva de outros gatos da casa. Além disso, sempre que possível, os potes devem ser cheios e ter a água trocada ao menos duas vezes ao dia. Quanto mais fresca e limpa, maior a probabilidade do gato se interessar por ela. Por isso que não é recomendado colocar nenhum tipo de medicamento na água, pois se ele sentir qualquer gosto estranho corremos o risco dele criar aversão à vasilha.
Abaixo, segue um vídeo onde explico melhor o uso dos bebedouros. Aproveite, para curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram. Você também pode acompanhar nosso canal no Youtube para ver vídeos exclusivos todas às sextas-feiras.