Continuando a nossa série sobre como ter uma casa amiga dos gatos, chegou a hora de falar sobre os comedouros ideais para ração seca, principalmente no que se refere à ministração exagerada de alimentos do tutor para com os gatinhos, evitando, assim, o surgimento de uma possível obesidade animal.
Você sabia que a obesidade é uma epidemia que atinge, inclusive, os gatos? Pois esse problema médico está associado ao escasso entendimento do comportamento do felino, já que a doença esta intimamente relacionada com a causa, a prevenção e o tratamento.
O felino é um carnívoro estrito, aonde se alimenta exclusivamente de presas animais, e, para tal, ele precisa caçar. No entanto, somente 33% das tentativas de caça são bem sucedidas. Então, nesse meio tempo, ele precisa descansar, por isso dorme, em média, 16 horas por dia. Esse hábito ocorre mesmo em animais suficientemente alimentados, o que pode tornar a rotina dele frustrada e entediante.
No comportamento de caça, o felino precisa localizar a presa, perseguir, capturar, abater e ingerir. Se ele se alimenta sem esforço, ele não tem o gasto energético, e com a baixa atividade física, acumula a energia do alimento que ingeriu sem necessidade. Além disso, na presa, o alimento ideal do gato, existe baixa quantidade de carboidratos, alta proteína e água, o que é bem diferente dos alimentos secos comerciais, fazendo com que o peludinho também acumule mais energia.
Mas, então, o que deve ser feito? Uma vez que o gato precisa caçar seu alimento, oferecê-lo de forma que ele realize as atividades de caça, ocupa boa parte do seu tempo, exige com que ele faça atividade física, além de treinar a concentração mental, sendo um item indispensável na criação dos felinos e uma forma de enriquecimento ambiental.
Os comedouros especiais, como aqueles onde o gato precisa apreender a presa antes de ingeri-la, faz com que ele tenha que “tirar o ratinho da toca”, deixando o alimento sempre disponível, mas tendo que ser capturado. Isso distrai o gato, fazendo com que ele acabe ingerindo o alimento mais devagar e comendo somente o necessário.
Não existe idade certa para introduzir esse tipo de comedouro. Só temos que verificar se gatinhos muito filhotes estão conseguindo acessar corretamente o alimento. Até gatinhos bebês disputam as mamas da mãe, então estão acostumados a irem busca do alimento. A partir do momento que o gato manifesta o comportamento de caçador, ele já esta apto a capturar os pedacinhos de ração. Mas claro, tudo de acordo com o tamanho e a idade do animal.
Gatos adultos normalmente começam a utilizar esse tipo de comedouro porque regurgitam a ração com frequência, porque comem rápido demais. Para gatos obesos também é uma excelente tática de não tirar o alimento, mas dar um trabalho a mais para consegui-lo.
Abaixo, segue um vídeo onde eu mostro dois tipos de comedouros excelentes para colocar esse hábito em prática!
Ainda há muito que se falar sobre este e outros assuntos, mas é importante o tutor ter em mente que um gatinho feliz é aquele que caça, brinca e tem suas vontades respeitadas. Se você está com dificuldades para controlar a alimentação do seu animalzinho, procure um veterinário especialista em felinos, pois certamente ele vai te ajudar a encontrar uma saída!
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, seguir o nosso perfil no Instagram e acompanhar nossos vídeos semanais no Youtube!