A primeira pergunta que muitas pessoas se fazem é “Gatos sentem calor”? A resposta é sim, mas vamos por partes.
A espécie é oriunda do deserto, logo, ela tem boa tolerância ao calor; no entanto, os animais com a pelagem muito longa tendem a sentir mais a temperatura do que os de pelagem curta ou sem pelos.
Portanto, para auxiliar os gatinhos que sofrem nessa estação, vamos dar algumas dicas básicas que você pode fazer na sua casa para evitar que eles se sintam incomodados.
Uso de ventiladores
O uso dos ventiladores é indicado para refrescar o ambiente, mas evite que o vento fique totalmente direcionado para o seu gatinho.
Ar-condicionado
Não é indicado deixar o gato o dia todo em um ambiente refrigerado pelo ar-condicionado. Isso porque ele resseca o ar, fazendo com o que seu animalzinho desenvolva alguma doença respiratória.
Água fresca
Disponibilize pela casa vários potinhos com água fresca, pois o gato tende a procurar formas de diminuir sua temperatura corporal, e uma delas é com a ingestão de água fresca e descansando em superfícies frias.
Sombra
No calor, nada melhor do que uma sombrinha, né? Se for possível, procure deixar seu gatinho em locais onde haja predominância de sombras, para que ele possa relaxar sem se estressar com a alta temperatura.
Bolsas de gelo
Outra dica que pode ajuda bastante é fazer bolsas de gelo e coloca-las em lugares estratégicos pela casa, pois elas vão ajudar a refrescar o ambiente.
Tosa
A tosa também pode aliviar o calor sentido pelo seu gatinho, mas lembre-se de leva-lo a um petshop confiável, pois há regiões que não podem ter seus pelos cortados ou retirados.
O excesso de calor traz riscos ao gato, portanto, procure estar atenta e veja como o felino se comporta durante o dia. Se ele estiver com falta de apetite ou anda muito ofegante, procure um médico veterinário de sua confiança, pois ele pode apresentar problemas mais graves, que não estarão relacionados com as altas temperaturas.