Sempre digo da importância da frequência de idas do gatinho ao veterinário; mas tão importante quanto o acompanhamento médico é a escolha por uma clínica especializada na espécie.
Nossa clínica, por exemplo, está credenciada e aguardando aprovação da American Association of Feline Practitioners (AAFP). Mas o que isso significa na prática? Significa que todo o nosso espaço físico, o treinamento da equipe e a certificação veterinária estão dentro dos padrões exigidos pela associação como Clínica Amiga dos Gatos. Fizemos todo o nosso espaço dentro de cada norma exigida – em torno de 100 exigências – e estamos confiantes de que receberemos esta certificação. Nessa ocasião vamos oferecer aos nossos clientes uma palestra e visita ao nosso novo espaço e mostrar como cada um dos detalhes pode e vai fazer a diferença na vida dos gatinhos!
Um médico veterinário especializado atuando em uma clínica veterinária especializada terá sempre o respeito pelo gato como sua principal qualidade. Como nós, veterinários de felinos, falamos: ter catitude! Devemos pensar como o gato e assim identificar o que os causa medo, desconforto ou qualquer outro comportamento que o incomode e prejudique a sua visita à clínica. Nosso foco é promover eventos com a intenção de educar o tutor do animal! Em medicina felina, a prevenção é a chave da longevidade da espécie! Se esperarmos até ele ficar doente, o tratamento é mais complicado e, às vezes, impossível.

Foto: Julio Salvo
Muitos tutores não levam o seu gato para atendimento porque o animal se estressa, o tutor se estressa e, por fim, um clínico inexperiente e a sua equipe também se estressam. Muitos gatos pagam um preço alto por isso e sofrem de doenças crônicas em silêncio até que não tolerem mais. Não devemos julgar o comportamento do felino pela última visita estressante que ele teve. A medicina felina é muito recente e as atualizações que fazemos – além de forma prazerosa, mas também obrigatória pela AAFP – nos mostra que sempre se descobre um novo método para minimizar o estresse dos animais, e, até mesmo, algumas medicações mais seguras podem ser usadas para melhorar isso!
Na nossa clínica acontece também do gato se estressar, mas anualmente, em congressos, sempre aprendemos coisas novas para serem aplicadas. Portanto, até mesmo um gatinho que tenha se estressado na nossa clínica não deve desistir de retornar, pois já vimos coisas novas que podem ajudar muito nessas situações. Especialmente em medicina felina, prevenção é a chave do sucesso! Afinal quem é que gosta de medicar um gato não é mesmo?
Com certeza ser atendido por um especialista, em um ambiente adequado, torna o diagnóstico mais certeiro com relação à problemas de saúde felinos. Evidentemente, ser um bom clínico é, no mínimo, nossa obrigação, porque o tutor nos procura por isso; mas especialmente na medicina felina, entender bem de comportamento é essencial!

Foto: Julio Salvo
Quando os gatos manifestam qualquer problema físico, deve fazer parte da investigação da causa algum problema comportamental! Por isso que nossa intenção no novo espaço é educar o responsável pelo gato! Um gatinho que urina fora da caixa, urina sangue ou faz cocô fora da caixinha pode estar sofrendo de doença física, estar com dor e não adianta tratar o comportamento sem tratar o físico e vice versa. Um gato estressado pode fazer xixi com sangue e o clínico inexperiente vai tratar como infecção… Trabalhando exclusivamente com gatos, o especialista sabe como investigar o problema e, melhor ainda, solicitar exames direcionados à essa suspeita.
Alguns tutores dizem que a consulta é mais cara e que levam ao generalista por conta disso, mas o que devemos esclarecer é justamente que o especialista vai solicitar exames direcionados à provável causa da doença, enquanto o generalista pode pedir vários exames, muitas vezes desnecessários que não vão auxiliar em absolutamente nada no diagnóstico. Na falta de um diagnóstico mais preciso se prescrevem tratamentos ineficazes. Além do animal não melhorar, em alguns casos até piora e se perde um tempo precioso que ajudaria na recuperação do animal. No fim, a conta sai mais cara… Indubitavelmente, vale a pena investir um pouco mais na consulta do que submeter o animal à exames e tratamentos imprecisos.
Portanto, tenha ao seu lado médicos especialistas e clínicas especializadas para cuidarem bem do seu melhor amigo!
Aproveite para acessar nosso canal no Youtube e conferir muitos outros assuntos relacionados à espécie que, certamente, tirarão muitas das suas dúvidas com relação ao mundo felino!