Ainda em nossa série sobre reprodução dos gatos, chegou a hora de falarmos sobre o momento certo do desmame dos filhotes.
A partir dos 21 dias de vida os gatinhos filhotes já podem começar a serem desmamados, mas isto não significa que eles devam ser retirados da mãe. Até porque, esta mudança precisa ser feita aos poucos para não causar nenhum tipo de problema nos filhotinhos, como desenvolvimento físico e social. Como é a gata que acaba fazendo o desmame, o tutor deve ficar atento para o caso dela iniciar este processo cedo demais.
A partir da iniciação do desmame, já é indicado oferecer ao filhote um alimento úmido, como uma papinha especial para esta fase da vida. O importante é sempre dar ao animal algo específico para bebês, porque contém mais nutrientes parecidos com o leite materno. Sob nenhuma circunstância ofereça ao filhote leite de vaca, de cabra ou de ovelha. Isto porque o estômago dos felinos não é preparado para metabolizá-lo e, consequentemente, isso poderá causar diarreia no animal.
Uma vez que os gatinhos tenham alcançado entre oito e dez semanas, é importante eliminar completamente os substitutos do leite e oferecer ao bichinho somente comida sólida. As latas com comida úmida especial para filhotes são uma boa escolha, já que elas podem ajudá-los a se acostumar mais rapidamente com o processo de desmame.
Sobre iniciar o esquema de vermifugação e vacinação, recomenda-se a partir dos 45 dias de vida, mas é claro que não há uma regra específica para isto. Portanto, a melhor escolha é conversar com seu médico veterinário de confiança para que, juntos, vocês possam optar pelo melhor dos filhotes, especialmente se a sua intenção é doá-los de forma responsável.
Abaixo, segue um vídeo no qual comento mais sobre o assunto. E continue acompanhando nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para conferir os próximos vídeos da nossa série e muitos outros assuntos sobre o universo dos felinos.