Após o nascimento dos filhotes, os cuidados com eles e com as mamães continuam. Nesta fase, é preciso se atentar a cada detalhe do ninho para que ele se torne um lugar confortável e adequado para todos.
Há algumas dicas que, com certeza, irão te ajudar a tornar este espaço muito mais agradável para a sua gata e bebês. O primeiro, e muito importante, é deixar o ambiente tranquilo e com pouca luminosidade, já que os filhotes estarão com os olhinhos fechados e qualquer feixe de luz pode incomodá-los.
Outra dica fundamental é sobre evitar deixar cheiros no local. Sabemos que os gatos não são muito acessíveis a aromas novos e a cada novo odor diferente a gata vai ficar dando banho nos filhotes. Como esta prática não é muito frequente, o ideal é que estes banhos não se tornem comuns.
Andar para cima e para baixo em volta do ninho também é uma péssima ideia. Neste momento, tudo o que a gata quer é ficar sozinha com seus filhotes e isto precisa ser respeitado. Embora seja muito difícil ficar sem ver e pegar os filhotinhos; mas devemos entender que privacidade é tudo e os animais também gostam dela!
O fato de indicarmos que seja feita pouca ou nenhuma movimentação perto do local onde os bichos estão não quer dizer que não podemos cuidar deles com a devida atenção.
Portanto, manter os panos limpos é essencial, pois eles vão ajudar a gata a manter seus filhotes aquecidos e protegidos de alguma forma. Você também pode contribuir para a temperatura do local utilizando bolsas térmicas quentes ou, até mesmo, garrafas pets com água morna enroladas em um pano para evitar o contato direto com a pele dos gatinhos. Também é preciso tomar cuidado para que eles não se enrosquem em algum fiapo e se machuquem. Cuidado é tudo!
O menor sinal de qualquer problema com os filhotes ou com a mãe é importantíssimo correr para o seu médico veterinário de confiança, pois só ele é capaz de identificar qualquer anormalidade ou se foi apenas um susto dos tutores superprotetores, rs.
Se você vai passar em breve por isso ou conhece alguém que está hospedando bebês em casa, compartilhe este artigo, ele pode e vai ser útil na hora de cuidar dos filhotes e da gatinha.
Assista ao vídeo abaixo, onde dou mais dicas de como melhorar o ninho da gata e de seus filhotes. E continue acompanhando nossa clínica nas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube –, porque, na semana que vem, tem mais um vídeo importante sobre rinotraqueíte em mais um episódio da nossa série sobre reprodução dos gatos.