Não poderia deixar de falar do comportamento do macho dentro da nossa série sobre reprodução felina, já que ele interfere bastante no assunto.
Os comportamentos estão diretamente ligados à castração, pois o gato que não é castrado tem muito mais influência da testosterona e tende a ser territorialista e a demarcar o território com urina. A urina por sua vez, é muito característica e tem o cheiro marcante, incomodando muitos tutores, mas isso é normal. Por isto, se você não tem a intenção de reproduzir o seu gatinho, o ideal mesmo é que ele seja castrado a fim de diminuir este instinto de demarcação de território. No entanto, é necessário saber, também, que outros comportamentos, mesmo com a castração, não mudam.
Neste link, eu explico e esclareço os mitos e as verdades com relação à castração. Já aqui, eu aprofundo muito mais no assunto enfatizando sua importância, principalmente na questão do controle populacional da espécie para evitarmos o abandono e os maus tratos.
Já no vídeo abaixo, eu conto mais um pouco sobre o comportamento dos gatos na reprodução.
Continue acompanhando nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para continuar acompanhando a nossa série e para ter acesso a conteúdos exclusivos e minutos especiais sobre o universo dos gatinhos.