No texto passado eu falei de forma geral sobre a doença crônica nos rins. Agora, vou explicar como a realização do exame de urina é importante para o diagnóstico dela.
Se o seu gatinho bebe muita água, faz bastante xixi e ele costuma ser clarinho é bom ligar o alerta. Diferentemente dos cães, os gatos saudáveis têm a urina altamente concentrada, embora isto possa mudar um pouco dependendo da quantidade de ingestão de água e no teor de água de seus alimentos. Por isto, considero importante a presença da ração úmida na alimentação dos felinos, a fim de evitar o desenvolvimento de problemas nos rins. Neste link eu explico melhor sobre este tipo de alimentação.
A coleta de urina, nos gatinhos, deve ser feita diretamente da bexiga para evitar que outras substâncias possam mascarar o resultado do exame. Normalmente clínicos gerais sentem mais dificuldade ao realizá-lo, por isto, sempre indico e aconselho a levar o animalzinho em um especialista em felinos. Até porque, este, por sua vez, já saberá a forma correta da coleta sem causar muito estresse no bichano, até porque o procedimento é indolor e geralmente rápido.
Com ele, é possível medir a quantidade de proteína perdida na urina pode ser importante nestes casos, pois o aumento da perda de proteína na urina (proteinúria) pode ser um indicador de doença renal crônica.
Gente, o exame de urina é imprescindível para o correto diagnóstico da doença renal crônica. No vídeo abaixo, eu falo mais um pouco sobre o exame.
Continue acompanhando nossas redes sociais – Facebook, Instagrame Youtube– para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mundo dos gatinhos.