Vamos continuar com a nossa série, agora falando sobre o exame que diagnostica a pancreatite.
A pancreatite é uma doença causada pela inflamação do pâncreas. O pâncreas é uma glândula localizada entre o estômago e o intestino delgado, com muitas funções relacionadas à digestão e à regulação dos níveis de açúcar no sangue.
No gato, a inflamação do pâncreas costuma fazer parte de uma condição inflamatória maior que, normalmente, acaba envolvendo o fígado e o intestino também. Os sinais clínicos são vagos, mas podemos destacar letargia, falta de apetite, perda de peso e desidratação. Alguns felinos podem até apresentar vômitos intermitentes ou diarreia e raramente apresentam dor abdominal.
Infelizmente, os exames de sangue de rotina, como o perfil completo de hemograma, geralmente revelam uma variedade de alterações, mas não são específicas para pancreatite; a maioria indica envolvimento de outros sistemas orgânicos. Duas enzimas que têm um papel pequeno no diagnóstico de pancreatite no cão, as chamadas amilase sérica e lipase sérica, não são úteis no diagnóstico da pancreatite no gato.
Sabendo disto, já percebemos a importância de procurar uma clínica especializada em felinos que realize o exame correto que é aquele que vai analisar diretamente a lipase específica do pâncreas, já que é altamente específico para o pâncreas, onde os valores sanguíneos aumentam apenas quando há inflamação. Mas como é medida a lipase específica do pâncreas? Ela é medida com um teste chamado imunorreatividade da lipase pancreática felina, conhecido simplesmente como fPLI. O teste requer apenas uma simples amostra de sangue, se possível do animal em jejum, mas caso não seja, não é essencial para a precisão do teste.
Aqui na Gato é Gente Boa, nós realizamos este tipo de exame, em parceria com a IDEXX, pois só assim conseguimos diagnosticar de forma certeira e iniciar o tratamento da doença o quanto antes. Sempre procuro reforçar a necessidade de ter um médico especialista em felinos de confiança, assim como uma clínica Cat Friendly, pois, com certeza, eles darão o melhor atendimento para o seu animal.
Lembrando que o teste fPLI deve ser considerado para:
– Gato com sintomas de doenças compatíveis com pancreatite (letargia, falta de apetite, perda de peso, vômito, etc.);
– Gatos com doença hepática e/ou intestinal (que geralmente acompanha a pancreatite);
– Gatos que foram recentemente diagnosticados como diabéticos ou com doença mal controlada (esses gatos podem ter pancreatite subjacente, o que dificulta o controle do diabetes).
Abaixo, eu explico um pouco mais sobre a pancreatite e a importância do exame correto para o diagnóstico da doença. Aproveite para curtir nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para continuarem tendo acesso a conteúdos exclusivos.