Ainda sobre a doença renal crônica, já falei sobre a importância dos exames de sangue, urina, ureia e creatinina. Agora, chegou a hora de abordar sobre o SDMA, um biomarcador mais sensível e fundamental no diagnóstico destas doenças.
Este exame tem a capacidade de diagnosticar a doença logo no início, proporcionando o tratamento adequado ao felino, além de muito mais qualidade de vida, visto que a doença renal é crônica, ou seja, para toda a vida. Já a creatinina, por exemplo, só identificaria a doença quando o órgão já estivesse com 75% da sua funcionalidade comprometida. Muito tarde!
A partir daí, conseguimos entender a importância do SDMA para a vida dos gatinhos. Eu sempre aconselho os tutores a começarem os exames anuais dos rins a partir dos cinco anos de vida do peludinho. Lembrando que a DRC acomete mais gatinhos idosos.
Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, pode ser que o gato nem manifeste os sintomas das doenças para o resto da vida.
No vídeo abaixo, eu falo um pouco mais sobre a importância do SDMA. E continue seguindo nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para não perder o próximo vídeo da série “Exames Felinos”.