Embora os tutores não se preocupem muito com a saúde bucal dos felinos, é fundamental que estes cuidados sejam feitos, pois a falta deles pode desencadear vários problemas e até doenças graves, como lesões reabsortivas odontoclásticas felinas LEROF, estomatite (inflamação generalizada da boca) e câncer bucal. Por isto, dando continuidade à nossa série “Cuidados Especiais com Gatinhos Idosos”, vou falar da importância de cuidar dos dentes dos gatinhos.
Muitos podem achar que a doença periodontal só surja em gatos velhinhos, mas a verdade é que ela é muito comum em felinos com menos de 10 anos também. Este tipo de problema aparece quando bactérias se instalam na boca do animal formando uma placa em volta dos dentes. Com o tempo, essas placas mineralizam e formam os tártaros, levando a quadros de inflamação da gengiva, o que resulta na doença periodontal. No entanto, fatores adicionais, como dentes desalinhados, doenças que afetam o corpo todo e genética também podem contribuir para o surgimento.
Existem quatro estágios da doença periodontal, sendo a primeira fase a única considerada reversível, pois tem o tratamento de um médico veterinário que dará toda a assistência necessária ao tutor, inclusive ensinando a forma correta da escovação dos dentes dos gatinhos. Nas outras fases, se houver perda das estruturas de suporte ao redor dos dentes, o processo de reversão não pode ser feito enquanto o dente permanecer. Por isto, será necessária a realização de procedimentos odontológicos para retardar ou resolver o processo. Isso pode envolver uma ou mais das seguintes técnicas (entre outras): aplicação de antibióticos sob as gengivas; aplanamento de raiz; restauração de coroa e extração.
Sinais e sintomas
A detecção e a avaliação da doença periodontal podem ser sutis, pois muitas vezes não há sinais óbvios de que o gato sofra com alguma doença dentária. Inclusive, muitos deles comem bem sem que o tutor perceba qualquer mudança perceptível em seu apetite. No entanto, os sinais podem incluir:
– Mal hálito;
– Deixando cair comida no momento da refeição ou mastigando apenas de um lado da boca;
– Inchaço facial;
– Sangramento ou corrimento pela boca e/ou nariz;
– Espirros;
– Dentes moles e descoloridos.
Durante o check-up anual dos gatinhos, o médico veterinário inclui a avaliação dos dentes e, identificando qualquer anormalidade, ele deve solicitar a realização de exames. Confirmando o diagnóstico de doença periodontal, é muito importante levar o animalzinho ao médico veterinário especializado, pois só ele pode indicar e realizar o tratamento necessário sem transtornos ao felino e dores de cabeça ao tutor.
Está vendo como os exames de rotinas são importantes? Mesmo que seu gatinho esteja aparentemente bem, eles são necessários, pois sabemos bem o quanto a espécie adora esconder sintomas e doenças!
Assista ao meu vídeo para saber mais detalhes sobre a doença periodontal. Curta nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – e compartilhe nossos conteúdos para que mais pessoas conheçam o mundo misterioso dos felinos!