Eu já contei para você tudo sobre os dois centros cirúrgicos da nossa nova clínica no texto passado; mas há algo muito importante que precisa ser falado: não é legal ter, apenas, um espaço para a realização de cirurgias; é preciso ter boas condições para fazer isso acontecer!
Por exemplo, nossos centros cirúrgicos dispõem de aparelhos exclusivos para o atendimento de felinos. O que isso quer dizer? Quer dizer que os equipamentos de monitoração cardíaca, respiratória, temperatura, pressão, anestésicos e outros, estão calculados para o uso somente em gatos. Qualquer intercorrência durante a cirurgia é prontamente detectada para mais rápida correção. Isso evita que, ao preparar o centro cirúrgico para qualquer procedimento, o auxiliar tenha que entrar diariamente nas configurações do aparelho para fazer a alteração, diminuindo o risco de erros. Isso é muito comum de acontecer, por exemplo, em laboratórios de análises clínicas onde, ao se digitar um laudo de exame, podem ocorrer falhas ao inserirem os valores de referência. Esse tipo de situação jamais pode acontecer durante um procedimento cirúrgico!
Quanto menos manipulamos qualquer equipamento, quanto menores forem às alterações, mais precisas são os resultados esperados. Trabalhar com gatos nos permite ter menores variações que fazem diferença entre saúde e bem-estar até risco para a vida do animal. E tudo isso, claro, seguindo as exigências da AAFP (American Association of Feline Practitioners).
Todo local onde se realiza qualquer tipo de cirurgia – mesmo a de castração – deve-se respeitar as exigências de assepsia e máxima higiene. É inaceitável que ainda se realizam cirurgias de animais em qualquer local, como infelizmente vem sendo feito. Quando abrimos o abdômen de um paciente, estamos deixando exposto uma área asséptica a contaminantes que podem levar o animal a uma infecção generalizada pior ainda que a inicial, como acontece com as infecções hospitalares. Como existem vários lugares que não seguem as exigências da vigilância sanitária, ou mesmo o básico de higiene, cabe ao tutor que se preocupa com a saúde e bem-estar do seu animal, fiscalizar por si mesmo e decidir onde ele prefere que o seu animal seja atendido e operado. Obviamente, os custos de um bom trabalho não são comparáveis aos que se fazem em locais populares.
Além do mais, para cirurgias mais complexas e específicas que requerem outros especialistas como ortopedista, oftalmologista, oncologista, odontologista e outros, nosso centro cirúrgico está preparado para receber esses outros profissionais. Nossa equipe de parceiros veterinários pode contar com a nossa habilidade e nossa estrutura para oferecer, em conjunto, cirurgias de outras áreas. Tudo isso para dar o melhor atendimento possível aos felinos, sem ter que deslocá-los para outros centros, normalmente generalistas.
Para ilustrar tudo isso que eu disse, abaixo, eu mostro, em vídeo, um dos nossos centros cirúrgicos. Clique para conferir! Aproveite e acesse nosso canal no Youtube, onde, semanalmente, trato de assuntos do universo felino!