Chegou a hora de apresentarmos o laboratório da nova clínica Gato é Gente Boa. Nele, realizamos exames de sangue que são imprescindíveis em medicina felina, como, por exemplo, dosagem bioquímica para uma avaliação renal.
Além dos exames bioquímicos, fazemos, também, tipagem sanguínea, citologia de tecidos em geral, pesquisa de parasitas de pele e sangue, testes para doenças virais felina como FIV (Aids Felina) e FeLV (Leucemia Viral Felina), e inúmeros outros.
Como fazemos internação aqui na clínica, é importante ter esses exames acessíveis para acompanhamento da evolução do quadro clínico do animal. Além disso, mesmo que não façamos outros exames mais específicos, nós realizamos a coleta do sangue aqui e armazenamos da maneira mais adequada para minimizar as perdas e alterações das amostras, que podem dificultar ou mesmo impedir o correto diagnóstico da doença.
Eu acho muito importante esclarecer que nós não realizamos hemograma e o motivo é simples: as particularidades felinas dificultam a investigação de um patologista inexperiente e nenhuma máquina de hemograma substitui o olho de um bom clínico. Portanto, nunca podemos comparar um hemograma bem feito por um clínico com um “maquinograma” que somente “conta bolinhas” e não identifica se existe a presença de um parasita no sangue ou uma célula atípica, por exemplo. Infelizmente, isso é muito realizado na medicina veterinária e deve ser por isso que os tratamentos realizados por clínicos gerais não apresentam bons resultados em felinos, pois o erro pode estar, justamente, no diagnóstico!
O sangue do cão é diferente do gato, que é diferente do coelho, que é diferente do cão e do humano, então, nem se fala! E uma máquina não sabe diferenciar isso!
Por que é importante ter um laboratório próprio?
Isso nos permite minimizar as alterações do sangue após a coleta, nos permitindo realizar o exame imediatamente e também podemos acompanhar a resposta ao tratamento de animais internados de forma mais rápida; além disso, permite fazer alterações no tratamento mal sucedido precocemente. Nossos equipamentos estão todos calibrados para a realização de exames somente em gatos, tornando o resultado dos exames mais eficaz.
Como os gatos tendem a se comportar durante um exame?
A coleta de sangue em gatos pode ser um pouco dificultosa devido ao comportamento da espécie. Alguns gatos podem ser mais ariscos quando se realiza a contenção. Por isso, uma contenção adequada e amigável (cat friendly) auxilia nesse processo; e aqui na clínica estamos todos preparados para isso! Além disso, o felino apresenta alterações fisiológicas que se não forem bem observadas podem induzir ao diagnóstico errado. Gatos podem ter a glicose sanguínea aumentada pelo estresse e receber um tratamento inadequado ou mesmo desnecessário.
A utilização de material impróprio para a espécie, como tubos de coleta demasiadamente grandes, feitos para humanos, pode diluir o sangue e dar a falsa impressão de anemia, ou a quantidade de sangue coletado normalmente ser insuficiente também nos impede de realizar exames complementares.
Por isso, ter uma equipe bem treinada, orientada por especialistas, com boa vontade e paciência, respeitando sempre o animal facilita a coleta, minimiza o estresse do gato e também as alterações. Por isso que aqui nós conseguimos diagnosticar e tratar os gatos de forma mais eficiente e amigável ao felino!
Para conhecer como ficou o nosso laboratório, assista ao vídeo abaixo. Para saber mais sobre o mundo dos felinos, visite o nosso canal no Youtube!