Ainda falando sobre a nossa nova clínica – localizada na Rua Gerson Mendes, número 31, bairro Novo Centro, em Itu/SP – chegou a hora de você conhecer os nossos consultórios. Sim, temos duas salas para atendimento aos felinos e vou começar contando sobre a escolha do espaço e todos os detalhes.
O mobiliário, a disposição dos móveis, tamanho e material foi tudo planejado de acordo com as orientações da AAFP (American Association of Feline Practitioners). O gato pode ser atendido tanto na mesa de anamnese, aonde normalmente só preenchemos as fichas clínicas, quanto na própria mesa de exame. O material utilizado em ambas é de fácil limpeza, inclusive assepsia. Observamos o comportamento do gato para saber em qual delas ele se sentirá mais confortável para ser examinado. Da mesma forma fazemos com a coleta de exames: o gato pode inclusive ficar no próprio colo do tutor se ele se sentir mais à vontade na hora da coleta de sangue, por exemplo. O nosso objetivo é ser o mais amigável possível.
Um outro detalhe é a localização da nossa mesa de atendimento clínico: além dela não ser grande e gelada como as de inox comumente usadas nos consultórios, ela respeita a privacidade do gato. Ela fica localizada de maneira que, se o gato é mais tímido ou assustado, não mantemos contato visual direto com o animal. Isso é baseado em estudos que nos mostram que devemos respeitar o felino e, ao contrário do que se faz com o cão, nunca devemos encará-los de frente, pois eles veem isso como ameaça e acabam reagindo de forma agressiva, impossibilitando a realização de um bom exame.
Inspiração…
Quando me encontrei com o arquiteto para decidir como iniciar os trabalhos, procuramos diversas imagens e ideias de clínicas e hospitais internacionais que oferecem atendimento a felinos com excelência. Frente a isso, selecionamos o que mais se adequava a nossa realidade e elaboramos os nossos próprios consultórios. Ou seja, eles são do jeitinho que eu sempre quis e pensei em oferecer aos gatinhos e seus tutores; no entanto, sempre buscando as orientações da associação.
Por que é importante oferecer um espaço multidisciplinar para os gatinhos?
Cada gato tem uma personalidade diferente e temos que estar preparados para atender a todos eles! Um gatinho filhote é facilmente examinado no nosso colo, com o auxílio de petiscos e brinquedinhos; já um gato velhinho que sofre de artrite, por exemplo, vai odiar ficar em uma mesa gelada de inox. Qualquer felino pode se estressar se sentir o cheiro ou ter contato visual com outros gatos, e esses são somente alguns exemplos de quão vasto é o universo do comportamento felino. Se o nosso objetivo é oferecer o melhor, queremos que todos os gatos se sintam confortáveis na nossa clínica.
Por isso, temos, também um segundo consultório, enriquecido da mesma maneira, para nossos parceiros especialistas em outras áreas atender aos nossos pacientes. Uma vez que nossos clientes estão acostumados com um local dedicado exclusivamente à felinos, eles se tornam mais exigentes e, infelizmente, recebemos muitas reclamações de pacientes encaminhados que são obrigados a passar em consulta com seus felinos em centros de diagnóstico e, lá, veem a dificuldade da equipe em manejar o gato ou mesmo por não possuir uma sala de atendimento exclusiva para a espécie.
Aqui na clínica além das outras especialidades, o tutor conta com a experiência da nossa equipe para auxiliar o atendimento dos nossos parceiros.
Acredito que nossos clientes não têm dúvida alguma da nossa dedicação e amor que é constatado a todo momento em todos os envolvidos da Gato é Gente Boa. Basta observar à nossa maneira de trabalhar e ficar atento a cada detalhezinho da nossa clínica que foi feita com tanto carinho, tendo estampado no semblante de cada um de nós o quanto amamos o que fazemos aqui!
Para conhecer como ficou o nosso consultório principal, assista ao vídeo abaixo onde eu explico um pouquinho mais sobre ele. Aproveite para se inscrever em nosso canal no Youtube e ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao mundo dos gatinhos!