Oba! Mais uma série começando hoje e falando sobre o comportamento dos gatos, então, é melhor ainda. Embora muitos tutores tentem entender seus felinos, sabemos que a espécie ainda é misteriosa e muitos comportamentos acabam ficando confusos ou parecendo estranhos para nós. Por isso, nesta série, vou tentar explicar os comportamentos mais comuns dos gatinhos e porque eles reagem às situações de jeitos peculiares.
Você já ouviu seu gato fazer sons agudos para alguém que entra em sua casa ou ele foge e se esconde? Embora possa não fazer sentido para você, ele está tentando se comunicar! Quando o peludo se esconde, faz isso para se manter seguro e quente, e quando ele assobia, está dizendo “Afaste-se, este é o meu espaço pessoal”.
O assobio…
Assobiar é um comportamento, geralmente, mal interpretado. Ao contrário da crença popular, o assobio não é um gesto agressivo e nem é feito por um felino agressivo. Assobiar é uma defesa, quase sempre feita por um gatinho que se sente ameaçado de alguma forma. Assobiar, para ele, é uma maneira de evitar um confronto físico. Portanto, um gatinho sibilante se sente ameaçado, inseguro, desconfortável, com medo e até mesmo triste.
Não pense que o felino que assobia está “provocando” outro gato, cachorro ou pessoa, pois esse é o erro mais comum dos tutores.
A fuga…
Se esconder faz com que os gatos se sintam mais seguros, pois, na natureza, eles caçam sozinhos e dependem de discrição para sobreviver, não apenas para evitar inimigos, mas também para se esconder das presas que eles querem capturar. Calma! Isso não significa que o seu felino vai atacar a sua visita, mas sim, que ele prefere manter distância justamente por não a conhecer.
Lugares menores são mais fáceis de defender. No entanto, eles também querem sempre uma saída de emergência. É por isso que seu peludo adora a nova cesta que você comprou ou a caixa de papelão que você acabou de deixar no meio da sala.
Então, o que fazer?
Caso você receba uma visita e perceba que seu gatinho sumiu, dê espaço a ele. Não tente segurá-lo ou confortá-lo, pois esta é a maneira que ele acredita estar em segurança.
Dê tempo ao seu gato, pois ele pode levar horas até para se acalmar, não minutos. E, quando ele estiver calmo, dê um petisco a ele para que ele entenda que está tudo bem e que não há perigo. Lembre-se: não olhe diretamente em seus olhos e se aproxime pelo lado, pois você é menos ameaçador dessa maneira.
Obviamente, há muitas coisas pelas quais seu gato pode ficar chateado ou não gostar. Ao estar ciente de que, quando seu gatinho assobia, ele está com medo, ameaçado ou desconfortável, você pode alterar ou modificar a maneira como interpreta o comportamento dele e manter uma relação mais respeitosa com o seu amigo.
Aproveite para ver o vídeo abaixo onde eu conto mais detalhes sobre esse comportamento felino. E continue seguindo nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para ter acesso a conteúdos exclusivos do mundo dos gatinhos.
https://youtu.be/dR9aVf9n2G0