Pessoal, resolvi iniciar uma série sobre exames felinos para que todos tenham a consciência da importância deles para a vida animal. Proporcionar qualidade de vida também é um dos deveres dos tutores e isto também está relacionado com a prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos corretos das doenças.
Nada melhor do que iniciar falando do hemograma, o mais tradicional exame de sangue solicitado por todos os veterinários com o objetivo de analisar a saúde do gatinho como um todo. Claro que o veterinário que desconfia de uma determinada doença vai pedir exames mais elaborados e que detectam diretamente tal mal.
O mais importante de levar seu peludinho para exames de rotina e submetê-lo ao hemograma com certa frequência é saber onde fazê-lo. A necessidade de exames mais ágeis não pode comprometer a qualidade e a precisão das análises. Com toda a certeza, um exame realizado e um resultado analisado por uma máquina serão totalmente diferentes daqueles examinados por um especialista em felinos, especialmente Patologista Clínico ou Hematologista Veterinário.
Existe muita diferença entre os resultados “maquinogramas” e os hemogramas realizados por especialista, pois estamos falando de olhar científico de pesquisadores. Se fosse a mesma coisa não existiria a profissão de Patologista Clínico ou de Hematologista Veterinário – profissionais que estudam para analisar cada hemograma de forma única, não é mesmo?
Em se tratando de gatos, então, nem se fala, pois estes exames jamais podem ser liberados apenas por leitura de máquinas, já que as particularidades encontradas em felinos são inúmeras e fundamentais para o laudo final, o que pode trazer sérias consequências para o diagnóstico clínico veterinário se feito de qualquer jeito.
Certifique-se de estar levando seu gato em um veterinário especialista em felinos, em clínicas capazes de emitir laudos corretos e com a máxima precisão, pois usarão equipamentos específicos e calibrados única e exclusivamente para o uso em felinos, através de profissionais capacitados e aptos para garantir a qualidade final dos exames.
Pode parecer exagero, mas certamente ser tão criterioso vai garantir que seu peludinho, ao apresentar qualquer anormalidade, tenha o cuidado e o tratamento adequados para seguir a vida de forma saudável e feliz que é o principal objetivo de tutores e veterinários, com toda a certeza.
No vídeo abaixo, eu falo um pouquinho mais sobre isto. E aproveito para pedir para você continuar seguindo nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para ter acesso a conteúdos importantes sobre o universo felino.