Continuando a nossa série sobre os exames felinos, desta vez vou falar sobre aqueles que são importantes para a avaliação hepática dos gatos. Mas antes, vamos entender alguns conceitos sobre o fígado?
O fígado é um órgão vital e tem um papel muito amplo na manutenção da saúde e do metabolismo do gatinho. No entanto, ele é vulnerável a lesões tóxicas, pois qualquer veneno ingerido chega rapidamente ao órgão. Os felinos têm maior risco de desenvolver doenças no fígado, porque não possuem algumas vias metabólicas na região que seriam capazes de lidar com algumas toxinas. Ele também pode ser afetado por uma variedade de distúrbios e outras doenças, como por exemplo, diabetes mellitus, hipertireoidismo e linfoma; que, por sua vez, às vezes, também causam danos ao fígado.
Infelizmente, quando o gato apresenta alguma alteração relacionada ao fígado, o diagnóstico costuma ser demorado e, muitas vezes, até errôneo. Isto porque os sinais das doenças são frequentemente muito vagos, como: ausência de apetite, perda de peso e sonolência. Dependendo da causa e da gravidade, outros sinais como febre, aumento da sede ou vômito também podem ser observados.
Geralmente são necessários exames de sangue e urina para identificar que alguma doença hepática é a causa destas alterações, como inflamações hepáticas, intoxicação ou presença de parasitas e a famosa lipidose hepática. Várias anormalidades podem ser observadas nos exames de sangue e urina. No entanto, os resultados dos exames de sangue podem ajudar a confirmar a presença de doença hepática, mas pode ser difícil avaliar a gravidade ou extensão do mal apenas com esses testes, além deles não relevarem a causa subjacente; portanto, também podem ser necessários testes adicionais para descartar essas alterações.
Estes exames são muito específicos para gatos e geralmente não são nem realizados por clínicas não especializadas. Aqui na Gato é Gente Boa, por exemplo, além de termos todos os equipamentos calibrados para o uso exclusivo nos peludinhos, também temos aparelhos do laboratório IDEXX, referência mundial em diagnóstico laboratorial para animais de estimação.
Portanto, se você observar que seu gatinho está se comportando de forma diferente ou está apresentando algum destes sintomas mencionados acima, procure seu médio veterinário de confiança; e, claro, dê preferência, sempre, por clínicas e laboratórios especializados para garantir diagnósticos corretos e tratamento adequados para o seu peludinho.
Abaixo, eu explico um pouco mais sobre a importância destes exames para a saúde felina. Aproveito para convidar você continuar nos acompanhando nas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para sempre receber atualizações sobre a nossa série, além de conteúdos exclusivos e informativos.