O gato é considerado um animal higiênico, devido ao seu hábito de se lamber; já que suas línguas possuem uma série de filamentos finíssimos que agem como uma escova, proporcionando, na maioria das vezes, uma limpeza eficiente. No entanto, há tutores que preferem levar seus bichanos ao pet shop com frequência. Mas antes de criar esse costume, vamos saber se ele é realmente necessário?
Os gatos não precisam de banho, mas se você gosta que eles frequentem o pet shop, saiba que um banho por mês é o suficiente. O que eles precisam mesmo é de uma boa escovação. O ideal é que eles sejam escovados todos os dias, mas se você conseguir manter o ritmo de duas a três vezes por semana também funcionará. Lembrando que essa prática vale tanto para gatinhos de pelagem longa como os de curta também.
Por que a escovação é tão importante?
A escovação retira os pelos mortos que o gato ingeriria ao se lamber. E isso pode, ao longo do tempo, desencadear quadros de gastrite e vômitos crônicos. O banho frequente tira o cheiro natural dos gatinhos e acaba colocando neles um cheiro desconhecido. Por isso os gatos, sem exceção, se lambem após o banho, ingerindo os pelos e correndo o mesmo risco de desencadear problemas gástricos.
Além da escovação não tirar o cheiro característico do gato, muitos gostam; e esse pode até virar um momento de interação e carinho entre você e o seu pet.
Qual é a maneira correta para a escovação?
Se o gatinho não está acostumado a escovação, ela deve ser feita de forma lenta, a favor do crescimento dos pelos, evitando as áreas de extremidades ósseas e as patinhas, pois isso pode machucá-los.
O recomendado é usar uma rasqueadeira de metal, mas o animal pode se acostumar com qualquer outro tipo de produto. O ideal é que a escovação seja um momento de prazer para ele.
O excesso de banhos é prejudicial
Os banhos semanais podem trazer riscos à saúde do seu gatinho. Além do risco de problemas gástricos já citados acima, é muito comum o desenvolvimento de dermatites fungicas e o comportamento compulsivo decorrente ao estresse de se perder o cheiro característico. Portanto, respeitar os hábitos e comportamentos da espécie é fundamental para garantir a sua perfeita saúde.
Se, durante qualquer escovação, você perceber falhas de pelos, manchas e até machucadinhos, não se deve usar nenhum produto farmacêutico como pomadas e loções, bem como não se deve dar banhos. Qualquer ação não recomendada por um médico veterinário de sua confiança pode mascarar ou piorar esse problema. Portanto, procure ajuda médica especializada!
Sempre quando trato de assuntos relacionados a limpeza dos gatos, gosto de compartilhar uma frase que resume bem a espécie:
“A limpeza é constante. O gato é o animal mais limpo e mais desprovido de vírus que existe. Um animal que merece ser acariciado”, Louis Pasteur.
Eu conto mais detalhes sobre esse assunto no vídeo abaixo:
Aproveite para conhecer o nosso Canal no Youtube e ter acesso a conteúdos exclusivos!