É muito comum acabarmos nos medicando e até aos nossos bichinhos sem qualquer orientação médica. Tudo porque leu em algum lugar ou porque alguém já tomou ou ministrou e percebeu que o medicamento realmente resolve o mal-estar em questão. Mas não é bem assim que funciona.
Tantos nós, seres humanos, quanto os animais, sofremos os mesmos riscos ao receber medicamento sem prescrição. O gato, em especial, apresenta vias metabólicas diferentes para ação e eliminação de substâncias. Isso faz com que eles sejam mais sensíveis a erros de dosagem que podem culminar em intoxicação e até mesmo ao óbito.
Remédios caseiros x remédios humanos
É totalmente contraindicado oferecer medicamentos caseiros ou de humanos aos animais. Porque, principalmente no caso dos gatos, quando o tutor percebe a doença é porque ela já está avançada e a medicação caseira pode não ser o suficiente. Além disso, remédio caseiro não tem nenhuma eficácia comprovada no caso dos pets. Se você tentar tratar o animal em casa, pode estar se perdendo um tempo precioso que determina a recuperação ou não do bichano.
Uma vez que medicamento veterinário já pode levar a graves quadros de intoxicações em gatos, a medicação de uso humano só deve ser indicada em último caso e sempre acompanhada por um médico veterinário! Não é incomum atendermos gatos intoxicados por medicamento de uso humano e, infelizmente, na maioria dos casos, quando o animal não vem a óbito ele pode sofrer com sequelas para o resto da vida.
Cuidado redobrado em petshops e agropecuárias
Uma orientação veterinária em relação a uso de vermífugos ou antipulgas, nenhum veterinário vai deixar de oferecer. Fora isso, nenhum balconista de agropecuária ou leigo tem capacidade de prescrever nenhum tratamento. Isso coloca em risco a vida do animal e em caso de efeitos colaterais, o tratamento, quando possível, sai mais caro do que a própria consulta. Cabe ao tutor ter consciência do que é melhor para a saúde do seu animalzinho.
Devido aos assuntos mencionados acima e à maior sensibilidade dos gatos a intoxicações, é extremamente indicado que a ministração de medicamentos seja feita única e exclusivamente por um médico veterinário de sua confiança. Até mesmo remédios de uso veterinário que tem indicação para uso em gatos, se não respeitada a dose adequada, são capazes de provocar reações adversas aos felinos.
Agora se você, por acaso, ministrou algum medicamento ao seu gatinho e ele apresentou qualquer reação anormal, você deve procurar atendimento veterinário imediatamente; lembrando que não se deve provocar o vômito no bichinho. Esses animais devem ser internados para auxiliar o organismo a eliminar a substância e prevenir que não haja mais complicações em outros órgãos.