A Doença articular degenerativa (artrite e atrose) também é muito comum nos gatos domésticos. Ela ocorre quando a cartilagem que protege as extremidades dos ossos de uma articulação é desgastada.
Esse desgaste da cartilagem pode causar dor crônica que pode evoluir e se tornar grave e leva a uma má qualidade de vida.
Os gatos com doença articular geralmente apresentam dor na parte inferior das costas, cotovelos, joelhos, quadris e ombros. Estudos indicam que até 92% dos gatos podem ter doenças articulares.
Diferentemente do que se pensa, essa doença não ocorre somente em animais mais velhos. Portanto animais jovens também podem ter doenças articulares, mas podemos não perceber até que a sua condição piore com a idade.
O papel do tutor no diagnostico:
O tutor é quem conhece seu animal melhor do que qualquer outra pessoa! Se você perceber alteração no temperamento, disposição, rotina e atividades normais do seu gato, pode ser sinal de dor, doença ou estresse! Todos motivos para consultar o seu veterinário imediatamente!
Sinais e sintomas
Pode ser muito difícil perceber que seu gato sofre porque os sinais são sutis e difíceis de identificar. Os gatos têm um instinto natural para ocultar ou mascarar sinais de dor ou fraqueza. Isso ocorre porque os gatos são caçadores solitários – que se protegem contra predadores e ameaças percebidas. Mesmo os gatos que vivem exclusivamente dentro de casa ainda têm esse instinto protetor.
Os gatos com doenças articulares são menos ativos e deixam de brincar ou subir nos moveis como faziam quando jovens. Além disso, em gatos, é mais dificil detectar a claudicação porque normalmente ambas as pernas são acometidas. O gato que dorme mais e se movimenta menos nos dá uma menor chance de observá-lo se movimentando. Ficar velhinho é uma condição! E não uma doença! Portanto um gato mais velho ainda deve ser ativo!
Se o seu gato apresentar uma das seguintes alterações, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
Não pula, para locais altos ou baixos, como antes;
Hesita em subir ou descer escadas;
Menos ativo e brincalhão;
Anda se escondendo mais;
Não se limpa normalmente ou lambe em excesso uma região especifica;
Demonstra agressividade quando manipulado;
Deixou de usar normalmente a sua caixinha de areia;
Controle da dor:
Se o seu gato for diagnosticado com doença articular, ele receberá tratamento para alivio dos sintomas. Uma vez que a doença é degenerativa, o quanto antes for diagnosticada, melhor a resposta ao tratamento.
O uso de antiinflamatorio em felinos deve ser sempre acompanhado por um veterinário pois existem graves efeitos colaterais e mesmo contra indicações ao uso em alguns casos.
Nunca medique seu gato sem consultar um profissional! E jamais use ibuprofeno (advil); paracetamol (Tylenol) ou aspirina. Algumas dessas drogas podem ser fatais para gatos!
Uma vez que um diagnóstico é feito, seu veterinário irá ajudá-lo a desenvolver um plano de tratamento para o seu gato.
O tratamento inclui além de medicação, mudanças simples em sua casa para permitir que seu gato mantenha seus comportamentos normais e seja um gato feliz!
As informações contidas neste texto são apenas para esclarecimento do proprietário não substituindo de modo algum o exame clinico veterinário; Caso detecte algum destes sinais em seu gato não hesite em consultá-lo.
Nós, da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa! temos muito orgulho em trabalhar exclusivamente com gatos e oferecemos atendimento clinico, ambulatorial, cirúrgico, laboratorial e também trabalhamos com comportamento felino.
Venha conhecer a nossa clinica!