O próximo tema que vou abordar na série sobre reprodução felina é gestação. Em média, a gravidez de uma gata dura de 63 a 66 dias, cerca de nove semanas, isto porque a mesma fêmea pode pegar criar de vários gatos diferentes. E este tempo é o que vai determinar o desenvolvimento e a quantidade dos filhotinhos.
A gravidez pode ser diagnosticada por um veterinário experiente através da palpação na gata, a partir de 30 dias, ou, para uma maior precisão, através do exame de ultrassom, que vai identificar o número aproximado de filhotes. É possível, ainda, reconhecer alguns sinais da gravidez também pelas tetas da gatinha que costumam ficar inchadas e avermelhadas já a partir da terceira semana de gestação; além, é claro, das mudanças de comportamento.
Em média, a mamãe já começa a procurar um ninho para os seus filhotes 15 dias antes do parto. O aconselhável é que os tutores disponibilizem um local limpo e isolado, longe da família e de outros animais, para que ela tenha seus filhotes em segurança; oferecendo cobertores ou lençóis quentes.
Alimentação na gravidez
A gatinha mãe terá que comer mais do que o habitual, especialmente nas últimas quatro semanas de gravidez, quando ela precisa de, em média, 25% a mais de comida. O ideal é que você monte junto com o seu veterinário especialista de confiança a melhor dieta, pois ela deve permanecer até que os filhotes desmamem.
Se for do seu desejo que sua gatinha tenha filhotes, o ideal é que você também procure o seu veterinário de confiança, pois o animal precisa estar 100% saudável. Caso ela já esteja grávida, a visita a um especialista será fundamental para que você saiba exatamente quais os cuidados específicos serão fundamentais para que sua peludinha tenha uma gravidez saudável, sem perigos para ela mesma e para os filhotes.
Abaixo, segue o vídeo onde conto um pouco mais sobre a gravidez felina!
Aproveito e convido você a acompanhar nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para ficar pro dentro de dicas, curiosidades e informações sobre a espécie!