Como saber que chegou a hora dos filhotes nascerem? Os tutores devem ficar atentos, pois quando a gatinha já começa a se afastar e procurar o ninho é porque este momento está chegando. Neste período, elas costumam ficar muito impacientes também, por isto, o segredo é ficar de olho e observar cada etapa do nascimento sempre à distância, para não perturbar, nem deixar a mamãe ansiosa ou nervosa.
O parto divide-se em três etapas:
O primeiro estágio dura até 36 horas e geralmente é mais curto que os outros dois. Já existem contratações, mas não há esforço nenhum por parte da mamãe.
O segundo dura de cinco a 30 minutos com contrações fortes e a expulsão do líquido começa para a chegada do bebê. Uma vez que a cabeça do filhote já está sendo vista, a mamãe se esforça para que todo o corpo dele seja expulso. Após isto, ela mastiga o cordão umbilical a fim de liberar o filhote. A partir daí, ela começa a lamber o pequeno para limpá-lo e incentivá-lo a começar a respirar.
O terceiro e último estágio é a expulsão da placenta. É natural que as gatas a comam a fim de esconder qualquer vestígio de gravidez e para proteção da ninhada.
O tempo de nascimento de um filhote para outro deve ser de, no máximo, 60 minutos. E a cada novo bebê, todo o processo mencionado acima se repete. Se este intervalo for maior do que uma hora, é imprescindível que você procure seu médico veterinário de confiança a fim de descobrir o que pode estar havendo de errado.
Normalmente, uma gatinha pode ter de quatro a seis filhotes, mas isto pode variar de somente um bebê para até nove bebês por ninhada.
Quando o parto terminar, a mamãe vai se reestabelecer e permitir que os gatinhos mamem. Se tudo correr bem, apenas deixe a gata sozinha, mas garanta que ela tenha acesso à comida e água frescas, se atentando para o caso dos filhotes não ficarem presos no ambiente em que eles estão ou ainda que se afoguem nos potinhos.
Abaixo, segue um vídeo onde conto mais detalhes sobre a tão esperada hora do parto.
E, você, aproveite para seguir nossas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube – para não perder os seguintes vídeos da nossa série sobre reprodução dos gatos.