Dando continuidade à nossa série sobre com manter seu gato seguro, hoje vamos falar sobre o perigo das plantas residenciais.
A grande maioria das pessoas possuem plantas dentro de casa, mas é importante saber que algumas são extremamente tóxicas aos gatinhos; por isso é preciso que os tutores tomem muito mais cuidado ao dividir o espaço dos felinos com elas.
Alguns exemplos de plantas que devem ser evitadas pelos tutores são a Bico de Papagaio, Espada de São Jorge, Comigo Ninguém Pode e o Lírio. Dentre essas citadas acima, o Lírio é o mais perigoso, pois o gatinho não precisa nem ingerir o pólen, basta cheirá-lo para que um possível quadro de lesão renal aguda surja no seu bichinho. Lembra que eu comentei um dia que os gatinhos escodem o que sentem? Pois bem, se um simplesmente respirar essa substância e começar a ter os primeiros sintomas da doença, nós não vamos saber, a não ser que o vejamos perto da planta. Por isso, é melhor evitar!
Os gatos são animais extremamente curiosos, podendo comer alguma planta que pode causar-lhes mal; ou, ainda, ingerir pólen venenoso, algo que é muito mais perigoso para a saúde felina. Se você percebe que seu gatinho gosta de plantas, você pode cultivar algumas que sejam amigas dos bichanos, como catnip, hortelã, tomilho de gato e lavanda. Com isso, eles podem brincar com os tipos não-tóxicos sem fazer mal nenhum. Mas ainda assim, é importante sempre podar essas plantas para que elas não machuquem os animais mais curiosos.
Se você suspeitar que seu gato tenha ingerido uma planta venenosa, entre em contato com seu médico veterinário de confiança imediatamente. Não espere que surjam sinais de alguma doença para procurar ajuda, pois pode ser tarde demais para reverter o quadro.
No vídeo abaixo, eu conto mais um pouquinho sobre esse assunto, tão importante para nós, amantes dos gatinhos. Aproveite para acessar nosso Facebook, Instagram e canal no Youtube, para conteúdos exclusivos e dedicados, somente, ao universo felino!