Continuando nossa série sobre como manter o gato seguro em casa, chegou a hora de falar sobre um assunto muito importante: os cuidados com os produtos de limpeza. Usados frequentemente em casa, eles são potencialmente tóxicos para os gatos. No entanto, podemos minimizar o risco de ferimentos seguindo algumas dicas que certamente manterão nossos peludinhos fora de perigo.
Os desinfetantes podem ser prejudiciais e, portanto, devem ser usados de forma sensata e somente quando muito necessário. Muitos desinfetantes domésticos, como sprays antibacterianos e alguns produtos de limpeza de chão, contêm um composto chamado cloreto de benzalcônio que é um detergente catiônico. Esses detergentes catiônicos são irritantes e podem causar efeitos adversos em gatinhos que lambem ou caminham sobre superfícies higienizadas e, em seguida, limpam suas patas ingerindo o produto químico. Estes efeitos, muitas vezes, demoram muito para surgirem no organismo do animal e incluem baba em excesso, língua vermelha e inflamada, temperatura elevada, boca dolorida e os gatos podem, inclusive, parar de comer. Também pode haver vermelhidão e irritação da pele.
Métodos de limpeza seguros
Se o seu gatinho tem livre acesso e anda sobre superfícies que são tratadas frequentemente, então, chegou a hora de utilizar outros meios para manter a limpeza da casa, como a limpeza a vapor, que é livre de produtos químicos. Se você tem o costume de usar esses itens, então escolha por aqueles detergentes não iónicos ou aniónicos (diluído em água), pois esses são menos irritantes e perigosos, além de mais seguros que os detergentes catiônicos. Se a limpeza a vapor não for possível, o alvejante diluído (hipoclorito ou peróxido de hidrogênio) é um agente antibacteriano eficaz e, se devidamente preparado, é seguro para os felinos.
Cuidados importantes
Assim como é feito com as crianças, o mesmo deve ser feito com os animais. Por isso, guarde os produtos de limpeza longe do acesso dos gatinhos, já que eles são animais extremamente curiosos.
Sempre leia e siga as instruções do fabricante; e, se necessário, dilua o produto conforme as instruções.
Não permita que o seu gato passe por cima de uma superfície recentemente tratada. É melhor impedir o acesso do animal ao local até que o produto esteja totalmente seco.
Se o seu gatinho entrar em contato com o desinfetante tóxico, lave imediatamente a área afetada do gato com água corrente e entre em contato com seu veterinário de confiança para obter orientação.
Somado a esses cuidados, eu ainda alerto um pouquinho mais sobre os perigos dos produtos de limpeza no vídeo abaixo. Aproveite para acessar nosso Facebook, Instagram e canal no Youtube para conteúdos exclusivos sobre o universo felino.